Coleção Grandes Educadores

Público-alvo: psicólogos, pedagogos, educadores e interessados no assunto
Áudio: dublado

Carl Rogers: Formado em História e Psicologia, aplicou à Educação princípios da Psicologia Clínica, área em que atuou por mais de 30 anos. Suas idéias, um importante contraponto às idéias comportamentalistas de B. F. Skinner, tornaram-se mais conhecidas no Brasil nos anos 70, principalmente a partir de grupos de estudos orientados pela educadora Rachel L. Rosenberg. O pensador acredita que o aluno aprende melhor, é mais criativo e capaz de solucionar problemas quando encontra um ambiente humano e de facilitação.

B. F. Skinner: Ao lado de Freud e Piaget, Skinner foi um dos três pensadores mais citados do século XX. Notabilizou-se como um pesquisador original e influenciou profundamente a psicologia norte-americana e mundial a partir da década de 50. Em relação à educação, Skinner pregou a eficiência do reforço positivo, sendo contrário a punições e esquemas repressivos. Rejeitou noções como a do livre-arbítrio e defendeu que todo comportamento é determinado pelo ambiente, embora a relação do indivíduo com o meio seja de interação e não passiva.

Howard Gardner - Psicólogo e Ph.D. da Universidade de Harvard, tornou-se mundialmente conhecido ao publicar sua Teoria das Inteligências Múltiplas, mostrando que a inteligência é composta de pelo menos oito competências: lógico-matemática, lingüística, interpessoal, intrapessoal, corporal-cinestésica, musical, espacial e naturalista.

Henri Wallon - Uma das originalidades da teoria de Wallon é sua tentativa de ver a criança de um modo mais integral. Com foco na criança, Wallon busca compreender o desenvolvimento de forma integrada, levando em conta os domínios cognitivo, afetivo e motor. Wallon considera que a escola é um lugar onde se educa, mas, principalmente, onde se deve estudar a personalidade da criança.

Jean Piaget - Para guiar o professor que pretende conhecer melhor sua obra, este vídeo apresenta de forma clara os principais conceitos piagetianos. O diretor deste vídeo retrata que: “A teoria de Piaget é importante para todos os adultos que lidam com crianças, pois oferece instrumentos que ajudam a entender não apenas o desenvolvimento da inteligência, mas suas decorrências, como a formação do comportamento e da personalidade da criança”.
Paulo Freire - Considerado mundialmente um dos maiores educadores do século XX, por uma ousadia até hoje muito pouco praticada: colocar o oprimido como sujeito da sua aprendizagem e da transformação da sua realidade. Criou uma metodologia que privilegia a leitura do mundo, a liberdade, o diálogo, a aprendizagem significativa para uma educação transformadora e, nem por isso, menos eficiente que a tradicional.

Lev Vygotsky - Preocupou-se em entender o funcionamento psicológico do ser humano, integrando aspectos biológicos e culturais. Com relação à educação, a teoria de Vygotsky enfatiza o papel da aprendizagem no desenvolvimento humano, valorizando a escola, o professor e a intervenção pedagógica.

John Dewey – John Dewey foi um dos mais notáveis filósofos americanos da educação. A defesa de uma escola democrática e a valorização da experiência bem como do pensamento reflexivo foram suas marcas mais profundas. Foi um dos expoentes do Pragmatismo. Para essa filosofia, o pensamento e a ação formam um todo indivisível e toda formulação teórica é uma hipótese ativa a ser demonstrada em situação prática de vida.

Edgar Morin – Edgar Morin é um dos maiores intelectuais da atualidade, é um crítico da fragmentação do conhecimento. O vídeo apresenta os principais conceitos presentes no pensamento de Edgar Morin. “A educação do futuro exige um esforço transdisciplinar que seja capaz de rejuntar ciências e humanidades”.
Célestin Freinet - Pedagogo humanista, autodidata, político e sindicalista, sintetizou em sua obra as aquisições da psicologia e da pedagogia, tornando-as aplicáveis às práticas cotidianas em classe. A Pedagogia Freinet é um conjunto original de propostas teóricas, instrumentos e técnicas assentadas em alguns princípios e eixos pedagógicos.